terça-feira, 13 de setembro de 2011

Segurança no centro conta com apoio da Patrulha do Comércio

Patrulha do Comércio é de responsabilidade do sargento Claret e da soldado Cícera (PM)
A segurança no centro da cidade sempre mereceu atenção especial, principalmente porque o setor abriga a maior parte do comércio de Poços de Caldas, além de prestadores de serviços e instituições financeiras. A Polícia Militar tem sido presença constante e até uma Patrulha do Comércio foi criada para dar maior segurança e apoio aos empresários.
Dois policiais trabalham exclusivamente nesse policiamento. São o sargento Claret e a soldado Cícera. Constantemente, os comerciantes são orientados pelos dois a se prevenirem de qualquer ocorrência. Furtos em lojas de roupas e em supermercados são os crimes mais comuns.
Sargento Claret explica que quando a patrulha do comércio foi instituída trabalhavam dois policiais do sexo masculino. Mas, como muitos crimes são praticados por mulheres, uma soldado acabou sendo integrada.
“A maioria dos furtos no comércio é praticada por mulheres. É difícil saber porque elas estão entrando por esse mundo do crime, mas o que a gente percebe é que elas sempre roubam roupas por não terem condições de comprar, ou produtos alimentícios para consumo próprio. Além disso, muitas roubam para revender os produtos e comprar drogas”, explicou a soldado Cícera.
Os policiais dão dicas de segurança, não só para os comerciantes, mas também para os consumidores. Segundo a soldado Cícera, é importante não andar pelas ruas com muita quantia de dinheiro, evitar a exposição das notas, ter cuidado com as bolsas e ficar atento ao crime conhecido como saidinha de banco.
De acordo com sargento Claret, felizmente, esses crimes não acontecem todos os dias e a presença constante da Polícia Militar tem garantido a tranquilidade e a segurança da população.
Entretanto, é preciso estar sempre atento. Estatisticamente, essas ações criminosas no comércio de Poços têm sido registradas, geralmente, na hora do almoço, no fim da tarde e, principalmente, em datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais e Natal, quando o fluxo de pessoas é bem mais intenso.
“Grande parte desses estabelecimentos comerciais possui câmeras de segurança e os equipamentos têm sido uma ferramenta importante para identificar os infratores. Geralmente eles são conhecidos da polícia, alguns menores de idade. Outro problema que temos detectado é a vinda de pessoas de outros Estados, principalmente de São Paulo, para praticar crimes no comércio local e a proporção do que é furtado é bem maior. Mas, temos obtido êxito na prisão dessas pessoas e os produtos de furto, na maioria das vezes, também são recuperados”, comemora.
 Dicas de segurança para os comerciantes
Preste atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoas ou veículos estranhos e em atitudes suspeitas informe a Polícia Militar, disque 190
Instale dispositivos de segurança
Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora de seu estabelecimento (cofre, bancos e outros)
Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região
Procure instalar os caixas longe da porta de saída ou entrada. Comércio com caixas próximas a saídas tem maior atrativo
Ao encerrar as atividades de sua empresa nunca deixe as portas a meia altura. Feche-as por completo. Se houver cliente no interior da loja eles devem sair pelos acessos dos funcionários e, de preferência, com seguranças
Certifique-se que ninguém ficou escondido na loja após o horário de expediente.
Se seu estabelecimento possui apenas portas/vitrines de vidro, avalie a possibilidade de colocar proteção de aço
Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário
Nos dias de pagamento de funcionários em geral, caso verifique alguma situação suspeita, como pessoas estranhas rondando, tente memorizar as características do suspeito e acione de imediato a Polícia Militar
Sempre que ocupar um imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento