Campanha Adota Poços

Caros leitores do Jornal do Centro de Poços, em julho de 2011 o jornal trouxe na capa uma reportagem muito especial e que influenciou diretamente na postura editorial deste impresso: o futuro de animais abandonados. Para realizar as reportagens, estivemos no canil municipal acompanhando de perto a situação de cães e gatos recolhidos pelas ruas da cidade e ‘depositados’ naquele espaço.

Como já vinha sendo noticiado pela mídia local, e reconhecido pelas autoridades competentes, a situação é preocupante. São muitos animais (cerca de 100) dividindo o mesmo espaço. Entre eles, alguns bichos com doenças contagiosas, o que compromete a saúde e a vida de todos eles.
Nas faculdades, nós, jornalistas, aprendemos que não devemos nos envolver emocionalmente no exercício da profissão. Não devemos sentir pena, indignação, dó e nenhum outro sentimento que influencie nos textos. Isso para garantir a isenção e a imparcialidade, reportando sempre os dois lados da mesma história.

Na teoria é tudo muito fácil. Mas, em alguns casos, isso é impossível para qualquer ser humano que tenha o mínimo de compaixão. E foi isso que nos levou a ‘adotar’ uma causa. Acreditamos que a mudança de postura deve partir de nós, seres humanos. Devemos aprender e ensinar o respeito pela vida, inclusive, dos animais.

Uma maneira de extinguir situações como a do canil municipal é evitar que estes animais não tenham outra saída a não ser aquela. O primeiro fator a que nos remete é a necessidade de difundir a importância da posse responsável.

Além disso, acreditamos que a adoção de animais seja uma das formas mais simples de minimizar este problema. Por que comprar o seu melhor amigo, se você pode adotar um? Por isso, este mês o Jornal do Centro lança a campanha Adota Poços. Trata-se da criação de um blog cujo objetivo é proporcionar integração entre os interessados em adotar um animal, e aqueles que têm um bichinho para doar.

Portanto, facilitaremos o encontro destes dois agentes fundamentais no processo de adoção. Assim, cães e gatos ficam cadastrados na nossa página. Acessando www.adotapocos.blogspot.com, você pode conhecer as animais através de fotos e informações, ou cadastrar o seu bicho e esperar até que alguém se interesse e entre em contato.

Desta forma, seremos apenas um elo aproximando os que adotam dos que doam e vice-versa. Além disso, o blog traz informações sobre a posse responsável e campanhas de castração.