sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Abandono de animais: uma questão de conscientização


Segundo veterinário, a Guarda Verde retira até 15 animais por dia das ruas
Praticamente todas as cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados ao abandono de animais pelas ruas e em Poços isso não é diferente. A posse responsável de animais domésticos torna-se cada vez mais uma nova e estimulante reflexão na busca de soluções para resolver o aumento da população de cães e gatos. 

Essa postura propicia a melhoria nas condições de vida do animal, uma vez que contribui para a prevenção de muitas zoonoses, além de ser um importante instrumento de saúde pública. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Rogério Blasi, o grande problema é a falta de responsabilidade das pessoas em abandonarem seus animais. “É uma cultura que a gente tem que coibir e lutar contra”.

Na última semana, o Canil Municipal abrigava quase 80 cães. De acordo com Marcos Vinícius Carvalho, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), há ocasiões em que o canil recebe até 15 animais por dia, que são apreendidos nas ruas pela Guarda Municipal.

Em caso de cachorros que fugiram ou estão desaparecidos, os proprietários têm até três dias para resgatá-los. A orientação é procurar o Centro de Controle de Zoonoses. Passados estes três dias, o animal é colocado para adoção.

O CCZ, localizado no bairro Maria Imaculada, conta com apoio da Associação Protetora dos Animais, que auxilia na doação dos cães. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. “Qualquer pessoa que tiver interesse pode ir até lá e qualquer animal que estiver lá há mais de três dias está passível de adoção, com exceção de raças bravias, como rottweiler, pitbull e fila brasileiro. Existe uma lei estadual que proíbe a doação”.

Segundo Marcos, na maioria dos casos os proprietários aparecem para recolhê-los. Caso isso não aconteça, eles são eutanasiados (mortos), como prevê a legislação.

Marcos se diz bastante satisfeito com as adoções realizadas ano passado, quando mais de 300 cães foram aceitos em novas famílias.

Em caso de abandono de animais, a orientação é que a população ligue imediatamente para a Guarda Municipal e faça a denúncia, através do número 153. “É ilegal. Isso é um crime”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário