quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sesc: há mais de 50 anos contribuindo para o desenvolvimento de Poços


Sesc promove atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência (SESC)
Nesta edição, o Jornal do Centro dá início a uma série de reportagens sobre as entidades do Sistema S que atuam em Poços de Caldas. Entre elas, o Serviço Social do Comércio (Sesc), que atua na cidade há mais de 50 anos.

Atualmente, Minas Gerais conta com 44 unidades fixas e 16 unidades volantes do Sesc. O objetivo é desenvolver ações que reflitam na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar social do trabalhador no comércio de bens e serviços e à comunidade em geral, por meio de atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

Quem conta melhor esta história é Durce Helena de Gouvêa, diretora do Sesc. Ela está à frente da direção há 22 anos, motivo pelo qual foi congratulada com o título de cidadania poços-caldense oferecido pela Câmara Municipal, além de ser destaque na comunidade pelo prêmio Maiores e Melhores. 

Segundo ela, o Sesc de Poços hoje conta com uma pousada constituída por 121 apartamentos e 430 leitos. Atende prioritariamente o comerciário, mas oferece seu espaço a todos os interessados. Há ainda restaurante, trabalho de recreação e interação com hóspedes. No Carnaval deste ano, o Sesc foi representado por um grupo intitulado ‘Sesc Mostra Minas’, que desfilou na avenida pouco antes das escolas de samba do grupo especial.

Há também uma escola que funciona pelo sistema de comodato, atendendo crianças do material ao quinto ano. Durce ressalta que este trabalho na área da educação é desenvolvido pelo Sesc há mais de 50 anos, desde quando foi criado em 1959. 


Segundo ela, ao todo são contabilizadas de 3.200 a 3.500 matrículas por ano. No entanto, nem todos os serviços oferecidos pelo Sesc exigem que o usuário seja matriculado, como cursos ou atividades rápidas, a exemplo de apresentações musicais, teatro, palestras ou treinamentos.

Para o uso das piscinas, academia ou realização de alguns cursos, é preciso ser matriculado e pagar uma mensalidade para as atividades escolhidas. Durce ressalta que os valores são irrisórios.  

Outra preocupação do Sesc é com o público da terceira idade e a cartela de atividades oferecidas a eles é grande. Há coral, dança, vôlei adaptado, hidroginástica, oficinas, além do incentivo ao turismo social, com as viagens em grupos e interação com outras unidades do Sesc.

Poços de Caldas é a 4ª unidade do Sesc no Estado. Isso graças a Ieda Tarquínio Bertozzi, responsável pela vinda da instituição para a cidade. A princípio, funcionava em uma casa na rua Rio de Janeiro. Depois, a sede foi transferida para a rua Minas Gerais, onde permaneceu até 1979. Em seguida, adquiriu sede própria, onde permanece até hoje.

Apesar de Sesc e Senac serem criados para atender ao comerciário, ambos trabalham em contato direto com a comunidade. No Sesc, quando o assunto é saúde, a prevenção é o carro chefe. A entidade comumente apóia e incentiva eventos, além de participar de cada um deles com material de orientação e ter seus profissionais envolvidos. Outra novidade é que, através de uma parceria com a prefeitura, agora o Sesc oferece auxílio odontológico gratuito à população.  

Serviço
O Sesc Poços está localizado na rua João Inácio Dalmont, nº 65, no bairro Funcionários. Mais informações pelo telefone 3722-1393.

Nenhum comentário:

Postar um comentário