O governador Antonio Anastasia assinou, este mês, em Poços, ordem de serviço para que a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) distribua gás natural no município. Com investimentos de R$ 4,1 milhões, a rede atenderá inicialmente o comércio da área central. Num segundo momento, a Gasmig levará o gás natural também para as residências. O primeiro contrato da Gasmig foi assinado durante a solenidade com representantes da rede hoteleira.
“Estamos dando um passo muito importante. Vamos ter, pela primeira vez em Minas o gás servindo como combustível para estabelecimentos comerciais e também para residências. Poços de Caldas é a primeira cidade do Estado a ter esse serviço. O gás é um combustível não só mais barato, como também mais seguro”, disse Antonio Anastasia em entrevista.
![]() |
Governador Antônio Anastasia assinou a ordem de serviço para ampliação da rede de gás natural no centro da cidade |
O presidente da Cemig, Djalma Morais, e o presidente da Gasmig e diretor de gás da Cemig, Fuad Noman, também estiveram em Poços de Caldas, acompanhando o governador.
O gás chegará à cidade por meio de um ramal de 9 km, que passa pelo sul de Minas e já atende indústrias da região desde janeiro de 2010. A intenção é fornecer o gás para hotéis, clubes, hospitais e restaurantes. A Gasmig também está negociando com postos de combustíveis para fornecer Gás Natural Veicular (GNV).
“O gás natural tem um valor fundamental para atrair indústrias para Minas Gerais. Queremos levá-lo até Pouso Alegre e também a outras regiões do Estado. A possibilidade do gás significa a atratividade de mais empreendimentos e, com isso, a criação de mais empregos”, afirmou o governador. O gás natural representa maior segurança, economia e comodidade para o comércio, em relação a outras fontes de energia, como o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o óleo combustível. Ele é mais leve do que o gás de botijão, dissipando-se rapidamente na atmosfera em caso de vazamento, o que o torna mais seguro. Como o fornecimento é contínuo, por meio de redes subterrâneas, também não há necessidade de armazenamento.
Presidente da Acia destaca importância do gasoduto na área central
![]() |
Presidente da Acia Benedito Coutinho comemora implantação de rede de distribuição de gás natural no centro |
Para Benedito Coutinho, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (Acia), a instalação de uma rede de gás natural para abastecimento do comércio e das residências em toda área central é uma conquista de extrema importância e que só contribui para o crescimento econômico da cidade.
A própria Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) afirmou que essa implantação será um início, já que a promessa é dotar toda a cidade com o fornecimento de gás encanado. Segundo Coutinho, esse é um presente do governador Anastasia para o município, já que seremos uma das primeiras cidades do Estado a ter esse benefício.
“Segundo o governador Anastasia, nem Belo Horizonte tem gás encanado na sua área central. Temos tido muitas conquistas junto ao governo do Estado e isso se deve às nossas lideranças políticas e ao trabalho constante do deputado Carlos Mosconi”, coloca.
Um dos fatores importantes dessa implantação é a economia gerada. Coutinho exemplifica o resultado que vem sendo obtido por um dos diretores da Acia, Antônio Carlos Molinari, proprietário da Cristais São Marcos, que relatou conseguir uma economia de até 35% depois da implantação da rede de gás natural em sua empresa.
“Claro que os comerciantes do centro vão sentir essa queda nos gastos com o gás. Uma das preocupações do prefeito é quanto às obras civis, já que qualquer intervenção na área central gera certo transtorno, que acaba incomodando, mas a própria Gasmig garante que o impacto será mínimo, já que a obra é simples e rápida”, destaca.
O presidente da Acia conclui dizendo que as residências terão um benefício muito bom, mas os grandes contemplados serão os bares, restaurantes e hotéis, que têm um consumo de gás muito maior. A promessa é que até dezembro essa rede de distribuição de gás na área central esteja inaugurada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário