terça-feira, 10 de maio de 2011

PM intensifica patrulhamento noturno no centro


Segundo capitão Edson, uma patrulha sai às ruas nos finais de semana com foco específico na perturbação do sossego

Diante de muitas denúncias e reclamações de moradores da área central da cidade, a Polícia Militar de Poços de Caldas deu início a uma série de blitzen realizadas no período noturno, no centro da cidade. A medida tem como objetivo coibir a perturbação do sossego e oferecer mais segurança aos munícipes.

O capitão da PM Edson Nogueira Benjamin lembra que a polícia está presente na área central com dois postos fixos: um na rua Assis Figueiredo e outro na praça Pedro Sanches. Estes postos são frequentemente procurados por cidadãos que precisam registrar boletins de ocorrências. Durante o dia, um posto no UAI também atende a ocorrências mais simples, como a perda de documentos.

Outra novidade é o policiamento a pé no Terminal de Linhas Urbanas. Das 9h às 21h, um policial fica responsável pela segurança naquela área. 

Aos finais de semana, uma patrulha sai às ruas com foco específico na perturbação do sossego e no combate à condução de veículos sob efeito de álcool ou demais substâncias entorpecentes.
De acordo com o capitão, a demanda é crescente, mas medidas estão sendo tomadas para combatê-la. O assunto já foi discutido pela PM em reuniões na Associação Comercial e Câmara Municipal. “Nos preocupa esta incidência de infrações, principalmente no que tange à perturbação do sossego e infrações de trânsito por parte de pessoas que aproveitam a madrugada para exagerar na velocidade pelo centro”, afirma.

Por outro lado, Benjamin explica que a dificuldade da PM de Poços está na grande demanda em várias regiões da cidade. “Não podemos desassistir os bairros. Temos esta preocupação com a área central, mas temos que lançar o patrulhamento nos bairros também”.

A presença menos constante no período noturno acontece, principalmente, nos finais de semana, quando a polícia tem mais trabalho com o patrulhamento nas áreas onde acontecem bailes, onde há casas de show e em locais com maior concentração de pessoas.

Drogas
A polícia também tem atuado com mais vigor no centro quando o assunto é tráfico de drogas. O capitão da PM considera a questão como muito preocupante. A princípio, as praças são responsabilidade da Guarda Municipal. A PM atua como forma de suplementação, com ações preventivas e repressivas. 

Mesmo com este esforço, as polícias não têm resposta para resolver definitivamente este problema, que envolve tanto a gestão pública, quanto a educação que os jovens recebem das famílias em casa. “Hoje a gente não vê mais os pais acompanhando seus filhos nas praças”, critica.

“Vemos meninos muito novos, altas horas da noite ou a qualquer hora do dia, sem nenhum adulto os acompanhando. Para darmos respostas a estas crianças e adolescentes, temos que trabalhar conjuntamente: órgãos de defesa social e sociedade”, explica.

Crimes
No período diurno, os pequenos furtos lideram as ocorrências registradas no centro da cidade. No entanto, o capitão relaciona estas práticas com as drogas, uma vez que grande parte dos infratores rouba para consumir entorpecentes.

Já no período noturno, a maior preocupação da PM é com o trânsito e a perturbação do sossego. Segundo Benjamin, é comum ver jovens em pontos de encontro, centros de convivência, usando o veículo concedido pelos próprios pais. “A polícia tem que estar presente para coibir. Então, são vários campos de atuação que devemos atender”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário