De quinta-feira a domingo, o coreto é espaço para baile ao ar livre |
Poços de Caldas poderia ser descrita de mil formas: através de sua história de progresso, suas belezas naturais, sua gente e, com certeza, seu patrimônio cultural, artístico e paisagístico. E, dentro desse contexto, não há como esquecer uma das grandes belezas e atrações que a cidade oferece, o coreto da praça Pedro Sanches, inaugurado em 1922.
Poucas são as cidades do Brasil que mantém esse patrimônio preservado e vivo. E, mesmo com 89 anos de história, o coreto continua encantando pela beleza arquitetônica e o poder de atrair para seu entorno os amantes da música e da dança na praça.
Amigos, casais, famílias, amantes. Turistas ou poços-caldenses. Em cada apresentação, uma festa, uma confraternização e, assim, de quinta a domingo, o coreto de Poços se ilumina e irradia sua música.
Há 30 anos, o Grupo de Serestas de Poços de Caldas, mais conhecido como Banda do Juarez, é uma das atrações. O próprio Juarez conta que, durante esses anos, sua maior satisfação é ver a euforia da “plateia”, que se reúne no local para esperar a música começar.
Ele lembra que, durante muitos anos, viu sua música unindo casais e atraindo as famílias. Sua banda toca de sexta a domingo. E, segundo ele, o ritmo é variado: valsa, rancheira, samba, tango, marchinhas. “Enquanto Deus me der forças eu pretendo fazer o que gosto, tocar para deixar as pessoas mais felizes”, definiu.
Banda do Juarez é principal atração do coreto há 30 anos |
Vindo de São Paulo, o turista Mário Weber conta que todas as vezes que visita Poços não deixa de ir ao coreto. Segundo ele, esse atrativo tem que ser preservado porque, além de dar oportunidade para as apresentações de artistas locais, também agrega valores culturais que só as cidades do interior ainda mantêm. “Onde moro, as pessoas da terceira idade têm que ir para cama cedo, não tem uma maravilha como essa. Todas as vezes que visito Poços, não deixo de vir ao coreto”, diz.
Mesmo satisfeitos com atração que o coreto oferece, é claro que sempre tem aqueles que reivindicam melhorias, como é o caso de Leontina Reis. Para ela, deveria haver uma rotatividade de músicos, além de banheiros mais próximos.
“Adoro dançar em volta do correto e ouvir essa música, isso é maravilhoso, a gente faz amizade, se diverte. Venho eu e meu marido e passamos horas muito felizes”, fala.
Sebastião Ricardo diz que há um ano começou a frequentar Poços para vir dançar no correto. Vindo de Carmo do Rio Claro, o dançarino amador conta que é viúvo e, para ele, o local tem sido uma terapia para passar os dias e quem sabe até encontrar um novo amor.
O coreto está estampado em selo nacional dos Correios, desde as comemorações natalinas de 2006. O local também faz parte do seleto grupo de monumentos públicos que integram o Natal de Luz da Eletrobrás, um projeto que, desde 2007, mantém publicação com importantes monumentos históricos do Brasil.
Programação
Conjunto Tropical Super Som
Quintas das 20h às 22h
Grupo de Serestas de Poços de Caldas
Sextas, sábados e domingos, das 20h às 22h
Trio Chorinho Sulfuroso
Sábados das 10h às 12h
Orquestra de Violeiros Paisagem do Sertão
Sábados das 17h às 19h
Banda Maestro Azevedo
Domingos das 10h às 12h
Nenhum comentário:
Postar um comentário