terça-feira, 22 de março de 2011

Mutirão de pálpebra abre Congresso Sul-mineiro de cirurgia plástica


Segundo o cirurgião Victor Adissi, objetivo é realizar 30 cirurgias gratuitas no dia 12 de maio
Poços de Caldas vai sediar, nos dias 13 e 14 de maio, o 5º Congresso Sul-mineiro de Cirurgia Plástica. Antecedendo esse importante evento, a organização planeja promover um mutirão de cirurgia plástica de correção de pálpebras. Segundo o médico cirurgião Victor Adissi, esses mutirões são estimulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em todos os congressos realizados.

“A intenção é fazer esses atos cirúrgicos sem fins lucrativos em pacientes que necessitam da intervenção e que não tenham recursos financeiros para realizá-los. Ou seja, existe um perfil para que as pessoas possam ser beneficiadas. Dentro desse contexto, é bom esclarecer que esses pacientes serão selecionados através de uma parceria com a rede pública de saúde, com apoio da Secretaria de Promoção Social e também com apoio da Climepe e dos médicos cirurgiões e anestesistas”, destaca.

Dr. Victor lembra ainda que a intenção é atender idosos que já apresentam problemas na pálpebra superior, comprometendo até mesmo a visão. Serão avaliadas pessoas acima de 60 anos e que tenham essa patologia, chamada de excesso palpebral. 

Cada um desses parceiros terá uma contribuição fundamental nesse mutirão. No setor de saúde do município, a intenção é usar o hospital da Zona Leste. Já a Climepe poderá colaborar cedendo sua estrutura para a realização dos exames pré-operatórios, além da empresa custear todo material utilizado na cirurgia. À Secretaria de Promoção Social caberá fazer o levantamento do paciente para comprovar de fato a sua impossibilidade de custear a cirurgia. Além disso, será imprescindível a contribuição dos médicos cirurgiões plásticos e anestesistas.

“A intenção é realizar no dia 12 de maio 30 cirurgias de correção de pálpebra. É uma intervenção simples que pode ser feita com anestesia local ou sedação leve. Depois de três dias de repouso o paciente pode ter uma vida normal”, destaca.

Além dos médicos de Poços, também vão participar desse mutirão cirurgiões de São Paulo, Belo Horizonte, Itajubá, Alfenas, São Lourenço e Pouso Alegre. Para Adissi, será de extrema importância a participação dos médicos de Poços já que ela é fundamental principalmente no processo pós-cirurgias. Segundo Dr. Victor Adissi, Poços tem oito cirurgiões e quatro já confirmaram a participação. 

O Congresso Sul-mineiro de Cirurgia Plástica será realizado nos dia 13 e 14 de maio no Palace Hotel. Diante da importância do evento e da consagração nos últimos anos, a etapa em Poços também contará com a participação do Estado de São Paulo, configurando o 5º Congresso Sul-mineiro e o 2º Encontro São Paulo-Minas, garantindo ainda maior nível científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário