sábado, 28 de abril de 2012

Feira do Livro traz mais de 120 palestrantes a Poços



O mundo da literatura vai invadir Poços de Caldas este mês. Isso porque acontece, de 28 de abril a 6 de maio, no Complexo Cultural da Urca, a Feira Nacional do Livro e o Festival Literário de Poços de Caldas. Este ano, o evento é marcado pelo grande número de atrações e nomes de peso que darão ao leitor a possibilidade de assistir às palestras e debater assuntos de interesse da sociedade contemporânea, aproximando autor e seu público.
Entre eles, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Rubem Alves, Mario Prata, Gustavo Cerbasi, Fernando Gabeira, Ferreira Gullar. Já a literatura estrangeira será representada pela best seller holandesa Franca Treur, entrevistada pela jornalista Josélia Aguiar.
Haverá ainda discussões sobre literatura e mulher, sexualidade, humor e quadrinhos, negócios, televisão e música, além do encontro de hip-hop, do mangá, do Ciclo de Saúde e Espiritualidade e Ciclo da Gastronomia.
Entre os mini-congressos e cursos, haverá o 2º Encontro da Educação, 1º Encontro das Livrarias do Sul de Minas, oficinas (memória, oficina poética de leitura e de stêncil). Na Escola do Escritor, João Scortecci e Maria Perfetti ensinam ‘como escrever um livro’.
Haverá espaço também para o Ciclo de Literatura Infantil, shows e participação de autores independentes e poços-caldenses.
O tema da feira é ‘90 anos da Semana de Arte Moderna’. Quem explica é Gisele Ferreira, diretora do evento, que já está na sétima edição. “Estamos trazendo vários intelectuais para falar sobre os modernistas, a história de vida deles. São pessoas que deixaram um legado imenso para nós”, diz.
Além de escritores, a feira este ano traz profissionais especialistas em determinados assuntos, para que discutam com os escritores. É onde entram temas diversos, de cunho social.
“Nosso objetivo é fazer com que o maior número de pessoas se interesse pelos livros e pela leitura. Conseguimos isso pulverizando os temas, para que as pessoas se interessem mais, porque nem todos gostam de literatura comercial. Queremos democratizar o acesso à cultura literária”, justifica.
Durante os nove dias de programação, serão mais de 120 convidados. Cerca de 90 estandes reunirão o que há de novo na literatura e mostram a grande diversidade de editoras e livrarias.
Quando o assunto é comunicação, destaque para a mesa redonda ‘Televisão, um poder sem controle’, com os jornalistas Laurindo Lalo Leal (USP – Goldsmiths College), Rodolpho Gamberini (Jornal do SBT) e Marcos Cripa (USP).
A expectativa da organização da feira é que pelo menos 60 mil pessoas passem pela Urca nos nove dias de Flipoços.
Flipoçinhos
Mais uma novidade para este ano é o espaço destinado às crianças. Segundo Gisele, as menores ficavam deslocadas na feira por conta do grande volume de pessoas e tráfego intenso. Agora, elas têm um local exclusivo: uma tenda na praça do Museu, em parceria com o Sesc, com atividades voltadas para os baixinhos.
Haverá contação de histórias, filmes, brincadeiras, pintura facial, entretenimento, descontração e muito estímulo à leitura. “Também vamos ter escritores conversando com as criancinhas. Vai ser muito interessante!”, acredita a diretora.
 Doação de livros
Para ter acesso às palestras masters, a direção da feira solicita a troca do ingresso por livros de literatura (em bom estado de conservação). Os livros são doados para escolas ou entidades. Até o ano passado, já foram doados mais de 20 mil livros tanto para Poços, quanto para cidades da região e até mesmo para escolas rurais da Bahia. Este ano serão beneficiadas dez entidades de Poços.
 Serviço
A programação da Feira do Livro 2012 é extensa e pode ser conferida no site www.feiradolivropocosdecaldas.com.br. A feira estará aberta das 9h às 21h, exceto no último dia do evento, das 9h às 18h. Mais informações na GSC Eventos pelo telefone 3697-1551.
 Palestras Masters
 29 de abril - 17h30
29 de abril – 20h
30 de abril - 20h
Temática 90 Anos - Mesa redonda - Antropologia e Antropofagia com a professora Dra. Beatriz Moisés, professor Dr. Renato Sztutman, professor Dr. Pedro Niemeyer Cesarino. mediador professor Stelio Marras
1º de maio - 14h
"2º Encontro do Hip Hop" com Renan Inquérito, Sergio Vaz, Thiago Mundano, Mc Cauan, Rodrigo Ciriaco, DJ Mancha, Jéssica Balbino e outros convidados. "A Cultura Marginal como referência nas Artes Modernas".
2 de maio - 20h
"Fim do Mundo – 2012 sob a ótica milenar do Budismo, Espiritismo e Cultura Maia" - Monja Coen, Marcelo Lambert e Marcos Leão - debate entre três filosofias religiosas.
5 de maio - 17h30
5 de maio - 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário