sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atleta de Poços conquista vaga inédita no BMX olímpico, mas representa Paulínia

Foto: Portal de Paulínia

Os bons resultados na Copa do Mundo de BMX Supercross, que aconteceu em Birmingham (Inglaterra) no final de maio, renderam ao atleta Renato Rezende uma vaga nas Olimpíadas de Londres, que acontecem de 27 de junho a 12 de agosto deste ano.

Esta será a primeira vez que o país terá representantes no BMX olímpico, modalidade que estreou em 2008 nos jogos Olímpicos de Pequim. O BMX é um esporte radical, que exige muita técnica e agilidade com a bicicleta.

Renato nasceu no Rio de Janeiro, começou sua carreira em Poços de Caldas, mas hoje mora em Paulínia, interior de São Paulo. A cidade mantém, há alguns anos, uma equipe de BMX e investe nas categorias de base da modalidade. Foi lá que Renato encontrou o apoio que precisava para continuar sua carreira e ter a chance de participar de competições.

Foto: ESPN
“Sem dúvida só consegui a vaga porque temos uma estrutura muito boa em Paulínia. Ir para uma olimpíada é um sonho que divido com todos que fazem parte da nossa equipe”, disse ele à imprensa paulinense.

Este mês Rezende esteve em Poços de Caldas, quando aproveitou para reencontrar amigos e conversar com a imprensa no Hotel Monreale. Durante a entrevista coletiva, ele anunciou sua ida para a Argentina, onde dará continuidade aos treinamentos até a viagem para Londres.

Segundo o atleta, a Argentina foi o único país que abriu as portas de uma pista de nível olímpico para os pilotos brasileiros. Independente do seu resultado em Londres, Renato Rezende já fez história e agora pode dizer que é o primeiro piloto brasileiro de BMX a participar de uma olimpíada.

Sobre o esporte em Poços de Caldas, Rezende diz “ter dó” dos atletas que aqui buscam apoio e condições mínimas de treinamento. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Mantiqueira, ele desabafou: “Aqui, nem pista eles nos ofereceram. Quando fomos pedir, parecia que éramos mendigos pedindo esmolas e que eles já nos davam muito. (...) no meu entendimento faltou vontade e eu lamento imensamente que isto aconteça numa cidade tão capacitada quanto esta. (...) É triste constatar o descaso, a falta de vontade em fazer um mínimo. Tomara que a mentalidade mude e um dia Poços possa sim ser um polo esportivo. Hoje está longe disto, mas tem todas as condições de ser. Basta que pessoas que realmente gostem do esporte estejam à frente de cargos importantes para que o trabalho apareça. Quem ganha com isto é toda uma cidade”.

Foto: Paulínia News
Em anúncio oficial, o prefeito de Paulínia José Pavan Junior, em parceria com representantes da Petrobrás – empresa patrocinadora do esporte em Paulínia – destacou que Renato receberá equipamentos e a estrutura necessária para poder representar o país. Ele foi presenteado com um novo conjunto de equipamentos e mais a viagem de aclimatização no exterior como preparação para competição esportiva mais importante do mundo.

Outra pessoa beneficiada com o incentivo da prefeitura será Daniel Jorge, técnico de Renato Rezende e da equipe Petrobras/Paulínia. Ele poderá acompanhar o piloto no treinamento no exterior e também durante as olimpíadas. “Nossa afinidade é muito grande. Tenho certeza que vou contribuir não só na parte técnica, como com toda a força emocional e psicológica que o atleta precisa, sem dúvida essa ajuda fez toda a diferença”, afirmou o técnico à imprensa daquela cidade.

Além da presença garantida nos Jogos Olímpicos, Rezende é dono de 11 títulos nacionais.

Encontro
Os atletas campeões de Paulínia ainda puderam conhecer o ator Lázaro Ramos, que os parabenizou pelas conquistas, desejando boa sorte nos próximos desafios. “Muito bacana essa conquista do Renato, já entrou para a história do esporte brasileiro”, concluiu o ator.

Foto: Paulínia News
Renato Rezende, juntamente com outros 19 atletas olímpicos, também foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. O ministro do Esporte Aldo Rebelo, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman e o chefe da missão brasileira nos Jogos de Londres Bernard Rajzman, também participaram da recepção aos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário