quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

80% da programação do Viva Urca é cancelada


Em função do mal estado de conservação do complexo Cultural da Urca (que hoje passa por reformas), a organização da sexta edição do Viva Urca, com orientação do Corpo de Bombeiros, optou por cancelar todos os 43 shows que aconteceriam no Salão Sul. Ficam confirmadas apenas as atrações no Teatro Benigno Gaiga. Leia abaixo a íntegra do esclarecimento enviado pelos organizadores à imprensa.

Esclarecimento Organização Viva Urca 2011

A Organização do Viva Urca – Ação Entre Artistas, vem por meio desta, a quem interessar possa, comunicar que nesta edição não se realizarão as apresentações musicais programadas para o Salão Sul. O evento será realizado apenas no Teatro Benigno Gaiga, de 26 de Janeiro a 06 de Fevereiro.

Evento de fomento à arte municipal e incentivo a criação artística poços-caldense, além do diferencial de ter nascido através de uma grande causa nobre na ânsia e compromisso de recuperção do próprio local (por isso ter o nome Viva Urca), temos a certeza de julgar mais seguro e prudente a não realização dos shows musicais em nenhum dos salões. 

Para melhor entendimento do público e partes interessadas, equipe de apoio, parceiros, colaboradores, artistas e poder municipal, vimos por esta esclarecer as razões para o cancelamento das apresentações supra citadas.

Zelo com o espaço: O Espaço Cultural da Urca encontra-se em obras, e ainda que essas obras não comprometessem a agenda de eventos até o momento em que o Salão Sul estivesse em condições de uso, certamente toda a programação do festival ocorreria normalmente, mesmo porque durante este evento, todas as dependências do espaço seriam utilizadas.

Não sendo assim, entendemos que a realização de um festival com duração de duas semanas, que ano passado obteve cerca de 11 mil visitantes durante todo o evento, poderá neste momento comprometer as obras e principalmente avariar a infra-estrutura do próprio local. 

Coerentemente com a gênese do evento, onde a classe artística em conjunto à direção de então uniram esforços para a recuperação da iluminão cênica e sonoplastia do Teatro Benigno Gaiga, a organização do evento empreenderá todas as ações necessárias, ainda que estas impliquem em cancelamentos, para que haja a plena manutenção do Espaço Cultural da Urca.

Respeito com os artistas: O evento Viva Urca é realizado há 06 anos em Poços de Caldas. Não seria possível tamanha longevidade sem o apoio incondicional da classe artística local e por esta razão nos sentimos gratamente obrigados, ano após ano, nos certificarmos para que haja o mais completo e absoluto respeito para com estes que muito propriamente não apenas acrescentam, mas desenvolvem sobremaneira a cultura do município de Poços de Caldas. 

Desta forma, se momentâneamente a organização do evento não tem a possibilidade de oferecer uma infra-estrutura completa (até mesmo por conta do período chuvoso) para a realização dos espetáculos, julgamos corrreto não desvalorizarmos todo o trabalho de preparação dos nossos artistas, bem como do festival.

Segurança do nosso público: Diferentemente do que foi veiculado na imprensa nesta última semana, infelizmente neste momento os salões da Urca não estão aptos a receberem eventos do porte do Viva Urca.  
Vale ressaltar que é de longa data nosso conhecimento sobre o que a Urca oferece de infra-estrutura, e de maneira nunhuma tentaremos ludibriar nosso público e artistas, quanto às reais condições de uso do espaço. 

Somos cientes do número de banheiros que existem para uso do visitante, no entanto, deve-se deixar bem claro que dos 06 banheiros citados, dois deles se encontram para uso no teatro, que servirão para nosso público daquele local, outros dois se encontram na ala sul, local que não será utilizado para as apresentações por fato de estar interditado, e os outros dois na ala norte, dentro de uma área que para este evento teria uma portaria para controle de público, porém, exatamente nesta área, apenas o banheiro feminino encontra-se em condições de uso.

É importante esclarecer que por este motivo, a organização do evento também reduziu o número de artistas que iriam expor seus trabalhos de artes plásticas, inclusive mais de uma dezena de expositores que se deslocariam de Belo Horizonte para nossa cidade, específicamente para o Viva Urca.

Temos conhecimento que outros eventos também continuam ocorrendo na Urca, mas também devemos ressaltar que nos salões estes eventos não recebem um número de público tão intenso como nas apresentações do Viva Urca, o que nos dá ciência de maior responsabilidade com todos que estarão presentes neste festival, mesmo porque nossas apresentações que levam grande público à Urca, também acontecem no salão, e não apenas no teatro.

Por estes motivos, e principalmente, com o aval e orientação do Corpo de Bombeiros, a organização do Viva Urca 2011, esclarece que momentâneamente as apresentações musicais que se realizariam no Salão Sul, e posteriormente no Salão Norte, prontamente estão canceladas.

Compromisso com a cultura poços-caldense: Entendemos que a cultura é o bem mais precioso de um povo. Através da música, do teatro, da dança, das artes plásticas e de tantas outras manifestações culturais, expressamos pensamentos e construímos diversas formas de conhecimento. E este pensamento é o que nos norteia para realizarmos projetos culturais de tamanha grandeza como o Viva Urca, Radar Musical e Poços Festival de Dança que reúnem mais de 800 artistas num só ideal, a valorização da arte, bem como do próprio centro cultural.

Não poderia ser diferente, pois nosso compromisso com a cultura está enraizado nestes pilares e vai além das ações que temos em produzir um evento cultural ou de apoiar os artistas de nossa cidade. Nosso foco está em garantir a acessibilidade do trabalho destes artistas à população da nossa cidade. 

Esta forma tão diversa e abrangente de pensar só é possível porque nossos ideais sempre primaram pelo despertar da classe cultural para a valorização e profissionalização de seu trabalho. Este é o nosso sentimento de que cultura é mais do que lazer, é uma atividade que passa pelo entretenimento, mas que também complementa a economia de uma cidade, e faz o processo cultural e artístico continuar sempre na direção do progresso e desenvolvimento.

Respeito pela nossa cultura e nossos patrimônios culturais são fundamentais! Que nossa cultura seja sim sempre respeitada e valorizada, mesmo porque como todos bem sabem, o show tem que continuar!

Programação anterior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário