segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campanha 'Não dê esmolas' tem atendimento 24 horas

Placas afixadas nos jardins e folhetos distribuídos na área central orientam população para encaminhar o pedinte ao serviço de assistência social
O Serviço Atendimento Cidadão, oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, funciona diariamente em período de 24 horas, inclusive aos finais de semana. O serviço também atende a solicitações da população para a averiguação de pessoas em situação de rua.

A intenção é conscientizar a população que dar esmola não é melhor forma de ajudar alguém. Placas afixadas nos jardins e folhetos distribuídos na área central alertam a população local e os turistas para, ao invés de dar esmola, encaminhar o pedinte ao serviço de assistência social da prefeitura. A ação conta com apoio da Guarda Municipal (GM) e tem o objetivo de atender a pessoa em situação de rua e pedintes.

O cidadão ao deparar com tal situação, deve ligar gratuitamente para o telefone 153 na Central de Atendimento ao Cidadão. O setor funciona ininterruptamente com agentes da prefeitura, que se deslocarão até o local para fazer a abordagem e verificação da situação social do pedinte.

No atendimento, uma assistente social acolhe o pedinte e a todos eles são concedidas orientações, encaminhamentos e abrigamento provisório quando necessário. A ação visa à reinserção social e familiar da pessoa e quando possível é feita a inclusão do pedinte em programas sociais de geração de renda da prefeitura.

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