terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santa Casa adquire novas máquinas para hemodiálise


Setor atende por mês cerca de 90 pacientes vindos de Poços de Caldas e também de outros municípios da região
A partir deste mês começam a funcionar na Clínica de Hemodiálise da Santa Casa, três novas máquinas destinadas ao atendimento dos mais de 90 pacientes vindos de cidades da região. Os equipamentos foram doados no final do ano passado pela Fundação Itaú Social. 

As novas máquinas de diálise vão possibilitar a manutenção preventiva dos equipamentos já existentes. “Existe uma carência de maquinário e para não prejudicar os atendimentos, muitas destas máquinas não eram destinadas à manutenção dentro do período correto, agora, com a aquisição de ouras três, teremos mais tranquilidade para realizar a manutenção sem atrapalhar os pacientes”, relata Dr. João Alberto Góes Brandão, médico responsável pelo setor de hemodiálise da Santa Casa.

“Ficamos muito satisfeitos com esta iniciativa do Juarez Rossignoli, gerente geral do Banco Itaú, agência da Avenida João Pinheiro,em Poços de Caldas. Ele conseguiu viabilizar estes recursos para o hospital e aproveitamos a oportunidade para agradecê-lo. Esperamos contar com esta iniciativa tão importante outras vezes”, comenta Augusto Monteiro Guimarães, superintendente da Santa Casa.

Além de Poços de Caldas, a Clínica de Hemodiálise atende Andradas, Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiura de Minas e Bandeira do Sul. A demanda é composta por doentes crônicos que chegaram à diálise por causa de outras doenças não identificadas precocemente ou tratadas de forma incorreta, como hipertensão, diabetes e infecções renais. Atualmente a Clínica de Hemodiálise dispõe de 18 pontos de diálise, destes, dois são separados para uso exclusivo de doentes renais portadores das hepatites B e C. “Os pacientes passam pela clínica três vezes por semana. Funcionamos em esquema de plantão e disponibilizamos horários na parte da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado”, explica o médico. 

 Os doentes renais crônicos também recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar do hospital que oferece dicas de como viver mais e melhor. “Nós tentamos fazer o possível para atender bem a todos os usuários, sabemos que a demanda é grande, mas acreditamos que num futuro próximo vamos conseguir expandir a Clínica e atender mais gente”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário